ÁGUA REDE PUBLICA

A Água para consumo, fornecida pela Rede Publica tem que cumprir a legislação em vigor,  para ser considerada Água Potável, pelo que os resultados analíticos, químicos e bacteriológicos devem estar dentro dos parâmetros do Dec. Lei nº 306/2007 de 27 de Agosto (No fim da página consulte  tabelas de parâmetros)

Na verdade, como deve ser de conhecimento de todos, a água só tem uma origem, a Natureza, no entanto para chegar ao local de consumo em condições tem um longo caminho a percorrer.

Embora seja toda de origem natural, na verdade a sua origem propriamente dita poderá ser de:

  • Furo
  • Rio
  • Lago
  • Barragem
  • Nascente
  • Esgotos pluviais
  • Etc
Vamos tentar mostrar de forma simples e rápida a continuação do caminho até à nossas torneiras.

O Ciclo da Água
Aqui comprova-se a origem da água e todo o circuito que tem 




No entanto a Água poderá ter vários encontros com alguns "inimigos" até chegar á nossas casas ou ás garrafas para comercialização.


Desde poluição Agrícola, Industrial e Doméstica.











Então, de modo a minimizar algo que já esteja na água, mais toda esta poluição, a água é conduzida para um local de tratamento, 
E. T. A. - Estação de Tratamento de Água.

Na figura abaixo, podemos ver um exemplo simples de uma E T A, onde podemos ver como se processa  o circuito da água desde a sua origem, passando pela E T A até ás nossas torneiras.






A partir da Estação de Tratamento, desde que cumpra os parâmetros legais, considera-se Água Potável.

Um dos principais elementos adicionados e dissolvidos é o Cloro, o que se pode considerar como um mal necessário, pois está a cumprir a função de protectora da Água a nível bacteriológico.

Embora existam outros métodos, este é o mais económico e seguro, devido ao risco de contágio no percurso em toda a canalização que a Água tem que percorrer.

Na verdade muitas das canalizações e condutas estão em muito mau estado de conservação e, quando há um rotura normalmente existem infiltrações e contaminações, por isso a necessidade da presença do Cloro na Água.
_________________________________________________________________________________

DEC. LEI 306/2007 DE 27 AGOSTO