ÁGUA E O CLORO


Cloro ... 
De forma simples e objectiva, vamos apresentar alguns aspectos do risco do cloro na água e na saúde. 

Como se iniciou...

O Cloro foi descoberto pelo sueco Carl Wilhelm Scheele, no ano de 1774.
Há mais ou menos 180 anos, cientistas que procuravam um processo de prevenção à febre tifóide pelo abastecimento de água, verificaram que o Cloro eliminava as bactérias e os vírus.

No entanto como a mente humana é perversa, logo alguém inspirado no potencial efeito maligno do cloro, porque no estado gasoso é mais pesado que o ar, logo fica mais próximo do solo, utilizou-o como arma biológica aquando a primeira guerra mundial.


Consequências ...

Hoje em Portugal e muitos outros países o cloro é utilizado como o método de desinfecção da água para abastecimento publico e piscinas.

O Cloro, tal como o Flúor e o mercúrio, é um dos elementos acumulativos no nosso organismo e, podem ser causa de depressão e cancro.

Também existe o perigo dos Trihalometanos, que substâncias cancerígenas que se formam no processo de tratamento das águas destinadas ao consumo humano, sendo assim sub-produtos da desinfecção, conhecidos poorganoclorados. É resultado de uma reacção entre o Cloro utilizado para a desinfecção e a matéria orgânica presente na água bruta que vai sofrer o processo de tratamento, de onde resultam várias substâncias, nomeadamente:
  • Clorofórmio 
  • Bromodiclorometano 
  • Dibromoclorometano 
  • Bromofórmio
Estes são elementos que normalmente são armazenados nos tecidos gordurosos do corpo (Peito, leite materno, sangue , sémen  etc) e, podem suprimir a função dos sistema imunológico e alterar o natural crescimento celular.

Também podemos, entre mais, considerar alguns outros pontos críticos pela utilização do cloro:

  • O Cloro destrói o equilíbrio natural das bactérias benéficas da pele.
  • O Cloro deixa o cabelo seco e quebradiço
  • Está documentado que o Cloro agrava a asma, a rinite, a sinusite, sistema respiratório, olhos, garganta
  • No chuveiro do duche, com a água quente produz a solução aquosa de ácido clorídrico. Neste caso a vaporização do cloro contribui para problemas pulmonares.
  • No banho o cloro é absorvido pela pele e por inalação do vapor, onde num simples banho de 10 minutos podemos absorver até mais 600% dos contaminantes do que com a ingestão da água da torneira.

Ao utilizar-se diariamente água colorada para cozinhar, estamos a destruir as propriedade e vitaminas dos alimentos, com a agravante de os alimentos vivos absorverem o cloro e seus derivados.

Por outro lado ao utilizar-se para beber estamos a contribuir para a destruição da flora intestinal.

Para melhor confirmação dos malefícios do cloro na água, abaixo apresentamos dois testemunhos:

Uma indicação do Dr. Zoltan P. Rona, graduado pela McGill University Medical School e, Mestre em Clínica Nutricional e Bioquímica pela University of Bridgeport in Connecticut – USA

“A maioria das pessoas nunca se deram conta da gravidade do uso do cloro e do flúor na água. Os responsáveis pela Saúde e os de manter a qualidade da água asseguram que a água clorada é completamente segura para o consumo humano. Mentira! Numerosos estudos científicos relatam que a água clorada é um irritante da pele e pode ser associado a erupções como eczema, capaz de destruir ácidos gordos polisaturados e vitamina E do corpo ao mesmo tempo gerando toxinas capazes de danos dos radicais livres (oxidação). Isto pode explicar porque a suplementação da dieta com ácidos gordos essenciais, como óleo de linhaça, óleo de prímula, óleo de borragem e antioxidantes como a vitamina E, selénio e outros ajudam a tantos casos de eczema e pele seca. Quanto ao flúor é subproduto da bauxita obtido do processo de produção do alumínio, o flúor retira cálcio dos ossos podendo causar osteoporose. Panelas de alumínio e panelas antiaderentes estão ligadas com a Doença de Alzheimer; infelizmente isto não é passado à população por lobby das grandes empresas para continuarem a faturar”.



Depoimento do Dr. Lair Ribeiro, médico com mestrado em Cardiologia

- “O banho com a água clorada resseca e provoca a irritação da pele e prejudica os pulmões e podendo causar danos ao coração. Um problema sério no Brasil é que a sauna úmida utiliza a água clorada para geração do vapor; aí temos o gás clorídrico dentro das câmaras de sauna. Recomenda-se que se utilize sauna seca apenas no Brasil.
Nos países desenvolvidos o cloro foi eliminado do processo de abastecimento d’água há muito tempo e o flúor está em processo de eliminação há cinco anos. Alguns Pneumologistas recomendam o uso do vapor d’água dos chuveiros elétricos para as crianças com problemas respiratórios isto é grave”.



Não podemos esquecer que o Cloro é um Químico altamente tóxico e venenoso para nós, basta pararmos e vermos que este é utilizado para:
  • Eliminação de bactérias e vírus.
  • Limpezas industriais e domésticas.
  • Na produção de papel para branqueamento da pasta.
  • Etc
Assim, com a utilização do Cloro, continuamos a contribuir para a contaminação dos rios, lagos, nascentes, solo, plantas e animais.